A otite externa afeta de 5 a 20% da população canina, ela pode ser causada por fungos, bactérias e parasitas. O veterinário especializado em dermatologia, também cuida do conduto auditivo do seu pet. Agende já a consulta do seu amiguinho!
Cão com otite, antes e depois:
—————————————————————
Siga nossos posts sobre Dermatologia de Cães e Gatos no facebook/peqderme/posts/
—————————————————————
O pênfigo foliáceo é uma dermatopatia imunomediada, pustular, rara. O tratamento é longo e requer acompanhamento do Médico Veterinário, pois nessa doença não há cura e sim controle.
A otite pode ser causada por um fungo chamado Malassezia pachydermatis, os sintomas mais comumente observados são prurido, vermelhidão e secreção otológica. Segue foto de citologia onde nota-se a presença desse fungo.
A otoscopia digital em cães e gatos, nos permite examinar de forma minuciosa os condutos auditivos. Com esse exame é possível diagnosticar otite, pólipos, presença de parasitos e corpos estranhos.
A dermatite alérgica a picada de pulgas, mais conhecida como DAPP, é a principal causa de alergia em cães e gatos. Um dos principais sintomas observados é prurido intenso em região lombosacra.
A dermatose marginal da orelha é um distúrbio seborreico, encontrado principalmente em raças Dachshund, esse distúrbio também pode acometer outras raças de orelha pendulosa.
A leishmaniose é uma doença parasitária causada por protozoários do gênero Leishmania, esses são transmitidos pela picada de mosquitos dos gêneros Lutzomyia e Phlebotomus. Um dos sinais clínicos que podem ser observados é a onicogrifose (crescimento excessivo das unhas).
A dermatite atópica ou comumente chamada de Atopia. Esta é uma dermatose frequente nos cães, definida como uma doença cutânea inflamatória e prurítica com predisposição genética, cujas características clínicas estão associadas aos anticorpos IgE, dirigidos, na maioria dos casos, contra alergénios ambientais.
Fonte: Olivry T, DeBoer DJ, Favrot C, Jackson HA, Mueller RS, Nuttall T, Prélaud P for the International Task Force on Canine Atopic Dermatitis. Treatment of canine atopic dermatitis: 2010 clinical practice guidelines from the International Task Force on Canine Atopic Dermatitis. Veterinary Dermatology 2010; 21: 233–248.
O Teste de Puntura, também conhecido como Prick Test é indicado para pacientes já diagnosticados com dermatite atópica. Este teste identifica alérgenos que o pet seja sensibilizado com a finalidade de formular imunoterapia (vacina) alérgeno-específica.
Para a realização desse teste, usam-se substancias chamadas Alérgenos, que se caracterizam por serem os causadores mais comuns de alergias e reações de pele. Os Alérgenos se classificam nos seguintes grupos: alérgenos ambientais e alérgenos não ambientais (tabelas 1 e 2):
Não é necessário sedação;
* O resultado sai dentro de 15 minutos.
Listas de Alérgenos ambientais testados
Dermatophagoides farinae
Ácaro de poeira doméstica
Dermatophagoides pteronyssinus
Ácaro de poeira doméstica
Blomia tropicalis
Ácaro de poeira doméstica
Acarus siro
Ácaro de estocagem
Tyrophagus putrescentiae
Ácaro de estocagem
Lolium perenne
Polén
Cynodon dactylon
Polén
Paspalum notatum
Polén
Controle negativo
Solução salina
Controle positivo
Histamina
Tabela 1
Listas de Alérgenos não ambientais testados
Carne bovina
Frango
Pescado
Tabela 2
Na Peqderme utilizamos Extratos Alergênicos produzidos pela FDA e da ALC.